sexta-feira, 20 de julho de 2012

Poesia - Parabéns Retirolândia, 50 Anos!


(Visão Panorâmica da Praça 27 de Julho - Retirolândia, BA)


Lírio Cidade, sinfonia primeira


Em lembrança aos 50 anos de emancipação política de Retirolândia, BA.
Comemorado no dia 27 de julho de 2012.


Em letras que te canto,
(hino de pedra) és água,
fonte de fibra, flor.

Em tua face feminina,
meu lírio cidade, repousa,
ao sabor da cajazeira,
meu beijo de amor.

Por ti, meu lírio cidade,
na prega juvenil do tempos,
percorri descaminhos,
para voltar, retirante,
às minhas águas do Pocinho!

Em teus braços, meu lírio cidade,
bailam, barracões a dentro
e ruas a fora, os viajantes,
Pedro, Antonio e João.

Para te cantar, meu lírio cidade,
demando, Cavaleiro eterno,
às tuas gameleiras e lagoas,
sangue de amor original!

Em teus seios, de lírio cidade,
brotam filhos de fibra, forte sisal.
E no sertão, Retirolândia,
és Poço, Pedra, Flor maternal!



Por: Gildeone dos Santos Oliveira.


        
(Fotografia - Bismark Araujo - Rede Flick)
(Minha Aldeia, Comunidade de Jiboia,
 Site Retiro Agora)

(Google imagens)

3 comentários:

  1. Parabéns Retirolândia! De parabéns está ela e estamos nós por termos você, Gildeone Dos Santos, professor e poeta incrível como filho (dela) e conterrâneo (nosso).

    ResponderExcluir
  2. Ainda uma menina, sem dúvida.
    Belíssimo o céu
    sobre a igreja.

    ResponderExcluir