domingo, 30 de outubro de 2011

31 de outubro Dia D. Dia de Drummond


"Meu verso é minha consolação./ Meu verso é minha cachaça. Todo mundo tem sua cachaça", esse verso do poema "Explicação" (Alguma poesia), de autoria do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) introduz a nossa homenagem a um dos maiores poetas de todos os tempos.
Isso para informar e lembrar a todos os nossos leitores que, por iniciativa do Instituto Moreira Salles, o dia 31 de outubro passa a ser considerado o dia D - D de Drummond. A data marca o nascimento do poeta de sete faces. O Instituo Moreira Salles junto com vários parceiros espera que "nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centros culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos se lembrem de festejar Drummond e a sua poesia". Acesse o site do Dia D de Drummond e saiba mais. 

Abaixo trago a homenagem do Curtindo Linguagens ao poeta, através do belo poema "Anedota Búlgara", do livro Alguma poesia (livro de 1930).

ANEDOTA BÚLGARA

Era uma vez um czar naturalista
que caçava homens.
Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e
                                                                   [andorinhas,
ficou muito espantado
e achou uma barbaridade.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia - Volume I. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009.
________________________________
Adicionamos também o vídeo produzido pelo IMS, que traz a leitura do poema "No meio do caminho" em vários idiomas, desde o latim até o tupi, hebraico, francês, espanhol dentre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário